Um intelectual mais ao sul


Juremir Machado da Silva é doutor da comunicação, professor, escritor, colunista do jornal Correio do Povo e agora pesquisador da história do Rio Grande do Sul. Este intelectual sempre chama atenção por sua elegância e fina ironia na argumentação. Sou leitor assíduo de seus textos periódicos e agora curioso pela publicação de suas pesquisas historiográficas, sobre temas como a batalha de Porongos, na Revolução Farroupilha.

A revista Aplauso publicou uma entrevista com Juremir, em sua nova edição. O jornalista Flávio Ilha explorou temáticas diversas que o intelectual domina, passando por internet, jornalismo opinativo e, claro, história do Rio Grande do Sul.


Um trecho da entrevista:


Flávio Ilha - Somos um povo esquizofrênico?

Juremir Machado da Silva - A verdade é que talvez nos falte dados concretos para acalmar a nossa ânsia de aprovação. Por exemplo: quem foram os grandes intelectuais brasileiros? Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Antônio Cândido e por aí afora. Agora responda: qual deles era gaúcho? Nenhum. Então, os nossos intelectuais nunca pensaram o Brasil de uma maneira que eles pudessem ser reconhecidos como intelectuais brasileiros. Então nós não temos isso. Nós não temos nenhum realmente grande intelectual que tenha pensado o Brasil.


Leia mais na página da revista Aplauso.

Comentários

Postagens mais visitadas