Santo Ângelo







A cidade de Santo Ângelo (RS) teve obra de revitalização de seu centro histórico inaugurada em março. A praça Pinheiro Machado, com a catedral, lago, pórtico e outros componentes, mantém memória da segunda fase das Missões Jesuítico-Guaranis, do século XVIII.

Cresci passando feriados lá, na casa dos avós. Mas não tinha lembrança muito viva sobre a imagem da igreja e seu entorno. Estava acanhada no meio da cidade, com pouca visibilidade. Com esta revitalização, impressiona a paisagem bela e as referências que transportam o visitante séculos atrás. Parabéns pelo projeto, realizado entre governos municipal e federal.

Comentários

  1. Santo Ângelo é mágica.
    Não posso deixar de registrar que toda a arquitetura dos sete povos foi desenvolvida na experiência da catequização. Isto ainda é um mistério para mim.
    Afinal, o que represente em termos de contribuição artística para a humanidade os traços e feições do índio na obra jesuíta?
    Significa o resultado mimético de uma experiência de aculturação?
    Siginifica a resistência da arte indígena?
    Significa o que, afinal?

    ResponderExcluir
  2. Alguns autores diriam que significa a hibridação das culturas. O barroco jesuítico-guarani seria uma expressão artística representativa do encontro entre dois mundos. Em tal relação não teria necessariamente sobreposições, mas conjugações.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/7/10

    Realmente com as obras de revitalização e as lentes de um "fotógrafo" que redescobriu as imagens mostradas na infância, não poderia ter fotos tão lindas como as que estão postadas aqui.
    Bj Manão
    Helena Schütz

    ResponderExcluir
  4. Tá linda a minha terra, né?
    Belas fotos!

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas