100 Anos de Música em Porto Alegre



O vídeo acima é uma homenagem a Nico Nicolaiewsky, que faleceu na última sexta-feira, deixando um legado essencial para a música urbana sul-rio-grandense. Também faz parte da produção da Estação Filmes para televisão, que irá contar 100 anos de história da música em Porto Alegre. 

Saracura
Além do formidável trabalho no espetáculo Tangos & Tragédias, ao lado de Hique Gomes e com Claudio Levitan, Nico integrou o musical Saracura. Criado no final dos anos 70, gravou apenas um disco. O suficiente para imprimir um ar fresco de modernidade na música popular da época. Com bastante originalidade, contribuíram para a arte local no seu devir mais desapegado.

Foram a semente de muitos trabalhos que ouvimos por aí hoje. Incluem-se provavelmente os dois artistas do vídeo: Simone Rasslan e Marcelo Delacroix. 

Fala-se que eram tipo o quarteto de Liverpool, todos cantando, compondo e elaborando esteticamente. Nico, Pezão, Chaminé e Silvio Marques ainda participaram da Califórnia da Canção Nativa, em 1982, ao lado de Mário Barbará. Sem que isso significasse adesão ao movimento Nativista.

TV
O Saracura é um dos temas da série 100 Anos de Música, com direção de Rene Goya Filho, montagem de Daniel Dode, pesquisa e apresentação de Arthur de Faria. Os 4 episódios poderão ser vistos na programação da TVE ainda este ano.

Esta série será uma grande oportunidade para nós das novas gerações nos aproximarmos da riqueza musical que temos aqui. Incluem-se notas sobre A Casa Elétrica, primeira fábrica de discos da América do Sul, Lupicínio Rodrigues, Túlio Piva, Bicho da Seda, Bedeu e toda turma da MPG.

Comentários

Postagens mais visitadas